sobre Educação por Robson Moura
Há pouco tempo os
educadores do Brasil têm usado as TICs -
Tecnologia da Informação e Comunicação em sala de aula. Através da mesma observa-se que
dinamiza, motiva e conduz o aluno a descobertas dependo do uso e quais são os
parâmetros que quer alcançar. As aulas tradicionalistas muito pouco se
apropriam dos recursos que as TICs propiciam como elemento
renovador das mídias no processo ensino-aprendizagem. Não é a salvação da
Educação Brasileira, contudo tem contribuído para uma melhor socialização do
direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
Pode-se usar o Word do Windows, para o desenvolvimento
de textos como: poesias, contos, crônicas, jornais escolares, criação de
cordéis, até mesmo para fazer uma história em quadrinhos a apartir de um texto
pré-trabalhado em sala de aula com co-participação do Paint e
outros trabalhos que dependem da criatividade do Professor. O Word ainda pode nos auxiliar
na criação de Blogs, Páginas sobre a disciplina lecionada para Web – ou
mesmo hospedar no site da Escola - e fazer links com
comunidades que eles – os alunos - usam diariamente como facebook
e outras.
Poucas Escolas Estaduais
e municipais dispõe do recurso da Internet para uso pelos alunos.
Mas não pode dizer que está muito distante das mídias, pois há certo tempo têm
a sua disposição os Telecursos e Tv
Escola,
Vídeos-Produções da Tv Escola auxiliando o processo de
educação presencial e o chamado hoje EAD. Mas a coisa está mudando. O governo
Brasileiro precisa fazer a sua parte no sentido de dá a infra-estrutura e
formação dessa nova escola e desse novo
professor.
Contribuindo com esse processo de mudança, já existe até o Software
Livre que propícia a essa inclusão diminuindo sensivelmente os custos
com programas comerciais caríssimos.
Para Gabriela Ponte em
seu artigo Casas Brasil e Pontos de Cultura promovem inclusão
digital:
“O uso do SL permitirá aos pontos de cultura, por exemplo, que
seus beneficiados utilizem a Internet, formando uma rede que unirá as
expressões culturais de todo o Brasil, dos grafites, do hip hop às danças de
frevo. O governo poderá economizar milhões de reais em royalties que seriam
pagos aos fabricantes de softwares privados. Essa economia poderá ser aplicada
na capacitação de mais jovens.2”.
Os cursos de formação,
cada vez mais acessíveis na área pública, têm contribuído para essa mudança.
Não basta agora usar o Word, o Excel, o FrontPage, o PowerPoint e os Projetores
Modernos de Slides - Datashow. É preciso mesclar todas as mídias, tudo em
função de um aprendizado mais eficiente e interativo.
Para Divina Salvador
Silva em seu artigo “A importância da
tecnologia na Educação” todo o processo se dá de forma gradativa, porém de
efeito massificador, pois atende a grande maioria de uma só vez,
privilegiando a autonomia do indivíduo:
A grande revolução que o computador promove é permitir uma
educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao
mesmo tempo individualizada. Com o andar dos anos o que vai acontecer é que o
ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e
adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades. As
aulas expositivas, o papel, as pesquisas de campo, os trabalhos de
laboratórios, as consultas na web são recursos complementares, que devem ser utilizados
de maneira integrada e inteligente. Exatamente o oposto do que se faz na
educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos...
o PROFESSOR fazendo dele mero fornecedor de informações,
quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem.”
Hoje podemos começar uma
aula sobre crônica: solicitando ao aluno trazer de casa um texto recortado de
uma folha de jornal velho; facilmente ele o encontra; pedir a cada um para
fazer a leitura da produção encontrada; socializar os conteúdos; estudar o
vocabulário; fazer a interpretação; e desta mídia passar para um vídeo sobre o
texto jornalístico, ou uma palestra e no fim desta etapa. Iniciar a nova etapa
do trabalho no Laboratório de Informática da Escola usando a tecnologia: para
digitalizar os textos, buscar nas ferramentas de busca mais significações e
suporte e produzir um artigo coletivo pela turma, um uma página gratuita na
Internet sobre aquele assunto, ou até mesmo um livro. Fazer ao fim do Processo
uma Grande Apresentação na Escola para todos os alunos e comunidade. Seria
realmente um Show com Datashow.
Não basta ter a
tecnologia é preciso saber fazer uso dela, para tirar melhor proveito, quando
a questão é educação. Criar um projeto não basta, é preciso planejá-lo para saber o
momento certo de fazer uso dele, desenvolvendo-o em suas etapas e usando das
tecnologias disponíveis. Enquanto a Escola Pública não tiver um Laboratório de
Vídeo e Som de último tipo, Sala com Datashow e um Laboratório de Informática
invejável, não fique professor na Idade da Pedra, pois ainda existem muitas
mídias que se pode usar para tornar nossas aulas mais humanas e condignas. Mas
não se deve esquecer que é preciso participar das formações para se cobrar e
criar meios para qualificar a educação de nossas crianças.
1.
VILLELA, Paula. As TICs
precisam ser explicadas na mídia. Artigo do Informativo Sete Pontos.
http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/20/ticsnamidia.
htm acesso em 14/10/07 às
14:00. As TICs também têm outras funções. De acordo com o
presidente da assembleia geral do PSL-Empresas (projeto de organização das
empresas de Software Livre), Ricardo Filipo, “as TICs funcionam interferindo na
forma como as informações fluem nos meios físico, social e psíquico de um
ambiente humano, abrangendo portanto o contexto dos equipamentos, eletrônicos,
sonoro, visual, sensitivo e o contexto humano dos relacionamentos”.
2.
PONTE, Gabriella. Casas Brasil e
Pontos de Cultura promovem inclusão digital. Artigo do Informativo Sete Pontos.http://www.comunicacao.pro.
br/setepontos/20/cbpc.htm acesso em 14/10/07 às 14:13.
3.
SILVA, Divina Salvador.
A importância da tecnologia na Educação.Centro de Referência Educacional.
Especializada em Orientação, Supervisão e Administração Escolar; Profª/Coord.
de Informática Educacional.http://www.centrorefeducacional.pro.br/
importecn.htm Acesso em14/10/07 às
17:00. e-mail: cred@centrorefeducacional.com.br
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